O crescente volume de dados no ambiente digital e a percepção de valor sobre a informação de forma estruturada revolucionaram os modelos de negócios. E a partir de 2020 com a pandemia tornou-se indispensável falar em dados quando o assunto é a economia e forma de pensar a estratégia dos negócios.
Uma pesquisa realizada pelo IDC – “Digital Universe” – apontou em 2012 um crescimento de 200% do volume de dados disponíveis no ambiente digital a cada 2 anos, com uma previsão de no ano de 2020 chegarmos ao volume de 44 zettabytes, ou seja, 44.000.000 milhões de gigabytes. Esta pesquisa até então era a única realizada no mundo e apresentava de forma quantitativa os dados produzidos anualmente no universo digital.
Em 2021 o mercado digital cresceu exponencialmente chegando a 40 trilhões de gigabytes de dados gerados.
Com tantos dados disponíveis em redes sociais, dados gerados a partir de sistemas embarcados, dados gerados e armazenados nos sistemas de CRM das empresas e informações que de forma inteligente as empresas podem facilmente obter graças a tecnologia, hoje podemos afirmar que o futuro da economia e dos negócios está no ambiente digital.
E nesse cenário surgiram novos recursos estratégicos, como a Informação e o Conhecimento gerados a partir da análise desses dados, assumindo o papel dos novos agentes transformadores que farão com que tenhamos condições de gerar inteligência nos negócios, inovando e modificando o modelos de atuação, estruturas organizacionais e hierarquias, processos internos e sistemas de distribuição, estratégia e canais de comunicação e a forma como nos relacionamos com o mercado e com os consumidores.
Estamos vivendo na era da Informação e da possibilidade de geração de conhecimento coletivo a partir da extração e análise de milhões e milhões de dados por segundo disponibilizados no universo digital – o famoso Big Data.
Este é apenas o início de uma nova era que já está revolucionando os modelos de negócios e a economia, com o surgimento da terceira plataforma onde as diretrizes empresariais serão orientadas por dados. É o momento das empresas se preparem e pensarem em novos modelos de gestão, capturando dados capazes de gerar informações em tempo real que facilitem a tomada de decisão estratégica para que as empresas sejam mais competitivas nos seus negócios.