Muito vem se falando sobre Marketing de Conteúdo e da sua importância como Estratégia para as marcas tornarem-se relevantes diante dos olhos dos consumidores. O Marketing de Conteúdo vem impulsionando os negócios no ambiente digital com o uso da informação.
Esta busca pela referenciabilidade, ao mesmo tempo em que fomenta a competitividade no ambiente digital, acontece principalmente por meio do uso qualificado e estruturado da informação. Sim, a informação é o elemento principal da Estratégia de Marketing de conteúdo, estabelecendo um diálogo entre o que os consumidores e as marcas.
As redes sociais tem um papel importante neste cenário, pois tornaram-se canais de relacionamento entre consumidores e suas marcas, gerando uma grande e relevante quantidade de informações capazes de melhorar produtos, serviços, inovar e criar experiências, criar novos canais de distribuição e, principalmente, de gerar e entregar valor ao consumidor.
Algumas dicas importantes para as marcas tornarem-se relevantes e impulsionarem seus negócios
- Ofereça experiência aos seus consumidores e seguidores;
- Crie conteúdo relevante, fale sobre assuntos que interessem ao seu público;
- Conteúdo faz com que as marcas aumentem sua presença digital;
- Tenha um portal e um Blog dentro do seu portal, blogs alimentam as mídias sociais;
- Estabeleça um diálogo com seu público = interatividade é a palavra de ordem;
- Utilize palavras-chave para otimizar a busca no Google/Adwords;
- Publique conteúdo e mantenha frequência nos seus posts;
- Traga pessoas para falarem bem da sua empresa;
- Seja criativo sempre;
- Esteja onde seu público está nos mesmos horários em que ele está;
- Pense se o que você está publicando interessa realmente ao seu público;
- Lembre-se que cada rede tem suas regras e exige estratégias e conteúdos diferentes. Não saia compartilhando o mesmo conteúdo em todas as redes sociais – estabeleça um plano editorial para cada canal;
- Crie relacionamento com seus clientes e aumente o número de evangelizadores da sua marca;
- Crie ações que aumentem o número de clientes da sua empresa e a geração de Leads;
- Crie relacionamento com novos mercados e estabeleça parcerias.
E como gerar esse conteúdo para impulsionar seus negócios
- Olhe para o mercado e se posicione;
- Não fale da sua empresa nem do que você vende diretamente ao seu público;
- Fale sobre assuntos relacionados ao tema do seu negócio;
- Entregue conteúdo de qualidade envolvendo seus produtos e serviços de forma inteligente e sutil;
- Saiba quem é o seu cliente e descubra conteúdos que lhe interessam;
- Pratique os mesmos valores da sua empresa no mundo virtual, preserve sua imagem de marca.
E por fim, mas não menos importante, muitas empresas tem se descuidado neste ponto: tenha pessoas qualificadas como porta-voz da sua marca nas redes sociais, pois todo o seu investimento pode ser colocado fora com apenas uma resposta mau formulada ou até mesmo uma ofensa direta a um dos seus seguidores.
Bons negócios!