As empresas geralmente questionam o porquê deveriam repensar sua estratégia de negócio e investir em marketing digital. Ou melhor, porque eu deveria migrar ou expandir o meu negócio ou minha loja física para o universo online? Porque ter uma loja virtual se a minha loja ou PDV vende bem, ou meu negócio não é vender para o consumidor final?
Em tempos de pandemia, como fomos surpreendidos a nível mundial – perceba que não estou falando de mercado local neste caso, mas de um mercado mundial que sofreu influência de um agente externo até então desconhecido, capaz de quebrar muitos países – a única saída para as empresas, foi e será deste momento em diante, o marketing digital.
Como fazer marketing digital e vender online
De que forma vão conseguir atender as demandas, gerenciar tantos canais ao mesmo tempo, com equipes extremamente enxutas em tempos de crise e sem orçamento para novas contratações, precisando primeiramente vender para depois investir.
Quando o cinto aperta, obviamente é preciso repensar a estratégia de negócio e realocar os recursos de marketing, mas o digital é uma das áreas de marketing onde é possível se manter presente por mais tempo, com maior alcance, gerando receita e gastando muito menos do que na mídia tradicional. Hoje muitas empresas criam seus negócios pensando exclusivamente no ambiente digital com uma estratégia de negócio voltada para o e-commerce e o mobile.
No ano de 2014 o mercado de e-commerce movimentou 51,5 milhões, com 10,2 milhões de pessoas que fizeram uma compra online pela primeira vez. De acordo com o relatório WebShoppers da E-bit, o número de pedidos feitos via internet, em 2014, foi de 103,4 milhões, quantidade 17% maior que o registrado no ano anterior (88,3 milhões) com um tíquete médio de R$ 347, 6% maior que em 2013 (R$ 327).
Investir em um modelo de negócio digital com uma estratégia de marketing alinhada aos objetivos do negócio “físico” pode ser uma grande oportunidade para as empresas alcançarem novos mercados e turbinarem seus resultados de vendas. Porém, quando se fala em digital é um erro pensar que a empresa para ter sucesso precisa criar um canal em todas as mídias e investir em todas elas para garantir a sua presença, alcançar o maior número possível de pessoas com as suas ações e vender mais. Não saia atirando para todos os lados.
Uma estratégia de negócio pensada com um olhar no digital, deve contemplar o seu público-alvo e definir as “personas” com que a sua marca precisa se comunicar e, partir daí, definir os canais adequados para a sua marca, assim como o conteúdo por canal e a frequência com que você deve estar presente nas mídias onde seu público está.
Não é novidade que o ambiente digital oferece uma gama imensa de oportunidades, inclusive a redução de custos criando novos canais de venda e atendimento online, mas o ponto principal em uma estratégia de negócio e marketing digital deve ser a criação de relacionamento e engajamento entre a sua marca e seu público. Não entre no digital querendo simplesmente vender para todo mundo, isso geralmente não funciona. Primeiro conquiste a confiança e a credibilidade do seu público. Dependendo do seu mercado e da concorrência, você vai precisar de um orçamento considerável para que sua marca tenha destaque e, talvez, pela sua marca não ter a credibilidade suficiente para o target que você quer atingir, os resultados esperados não sejam alcançados.
Ao investir em marketing digital, desenvolva um planejamento e crie uma estratégia de negócio pensando no ambiente digital, que é totalmente diferente de uma estratégia de expansão com a abertura de novos pontos de venda em uma determinada região, por exemplo.
Os processos de mapeamento de mercado e pesquisa, identificação de público-alvo, definição de portfólio de produtos e serviços, preço, distribuição e comunicação devem ser pensados para o digital. Utilize os canais para comunicar obviamente o que a sua empresa faz, qual seu propósito e o que tem a oferecer para o mercado, mas nunca esqueça de criar ações que promovam o relacionamento e o diálogo. Você vai conhecer os hábitos, desejos e necessidades do consumidor, identificar oportunidades de melhorias ou até de novos negócios, otimizar processos ao mesmo tempo em que terá acesso a muita informação relevante, reduzindo investimentos, ganhando velocidade e potencializando os seus resultados de marketing e vendas.